A Dúnia original

Quem tem idade o suficiente pra isso, sabe que a moda de colocar o nome nos filhos de Enzo, um nome que nem existia porque o original era Lorenzo, tem início bem definido. O primeiro Enzo é o filho da Claudia Raia com o Edson Celulari. Do mesmo modo que Sasha começou a ser um nome feminino com a filha da Xuxa. Eu conhecia um Sasha na minha infância, era de uma família alemã vivendo em Salvador, e sempre penso nele. Imagina o transtorno que se tornou se chamar Sasha, um nome que sempre foi masculino até 1998 – e continua sendo, só que fora do Brasil.

Quando a Dúnia já estava bem velhinha, eu tive a sorte de que abriu uma pet na mesma quadra da minha casa. A porta mal abriu no primeiro dia, a moça trabalhando sozinha, ainda sem placa na frente, e eu já estava lá pra marcar banho. O banho era o grande luxo da Dúnia, porque ela tinha um pêlo muito grosso, impossível de lavar e secar em casa. Os banhos dela levavam 3 horas na mão dos profissionais, então imagina como seria se eu tentasse em casa.

Por isso, de certa forma, eu fui uma das clientes que apoiou a pet, que cresceu muito rápido. Até que um dia, uns dois anos depois de abertos e já bem concorridos, eu liguei para marcar um banho e me achei bem íntima, disse que era para a Dúnia. A funcionária quis saber “que Dúnia”, qual era o meu nome. Ora, que Dúnia, a Dúnia!

“É porque tenho quatro Dúnias registradas na agenda”.

Eu não resisti e comentei que, se hoje existiam tantas Dúnias na cidade, sem dúvida era por causa do meu blog, que estava a dez anos informando as pessoas que eu tinha uma cadela vira-lata muito amada e que se chamava Dúnia. Concordaram comigo com aquela expressão clara de quem está dizendo para si mesmo: alá, a louca.

Há umas semanas eu ouvi no podcast a história da procura pelo Ernesto, e apenas quando eles colocaram o contexto histórico eu entendi porque os blogs e seus comentários um dia foram muito importantes e hoje não são mais. Como tudo na vida e tudo na internet, foi uma janela de tempo, que deu uma importância tremenda a algumas coisas, que depois perderam totalmente a relevância. Se eu me propusesse a fazer uma coletânea mais de dez anos da minha rotina de pessoa anônima, ninguém gostaria de publicar porque ninguém se interessaria em ler. Mas, foi isso o que eu e outros blogueiros fizemos. Aí diziam: os textos são muito bons, tem que ter uma coletânea. Conheço blogs que fizeram tomos de vários posts, porque a gente realmente se entusiasmava com eles. Pasmem, eu cheguei a fazer uma coletânea, selecionei aqueles que eu achava os melhores textos: Prazo Expirado.

Não tenho mais ilusões a respeito da permanência dos textos. Eu acho que é como ter uma coleção de fotos, que nos parecem tão caras, e depois que você morre alguém joga aquela caixa inteira fora, sem culpa. Quer dizer, era assim, hoje é ainda pior, basta deletar. Talvez meu legado seja ter aumentado a população de Dúnias no mundo. Dúnia, aliás, que é o apelido do nome Avdótia. Dúnia era a irmão do Raskólnikov, o protagonista de Crime e Castigo. Pronto, agora dá pra explicar de maneira mais erudita a origem do nome, porque o nome da Dúnia original não foi inventado do nada por mim.