Custos

As pessoas costumam pensar em operações plásticas quando vêem um corpo todo durinho e esquecem que existem os tratamentos estéticos. Descobri sem querer que um desses tratamentos, com eficácia que eu comprovei com os meus próprios olhos, custa mil reais, num pacote que inclui dez sessões disso, mais não sei quantos daquilo. Na hora que ouvi que mil pagava não sei quantas horas e profissionais e que pouparia uma plástica, até que não achei caro. E, confesso, fiquei com vontade. Mas depois eu me lembrei que seria mil reais gasto apenas na minha barriga. Apenas pra me apalpar e me olhar no espelho e me sentir mais gatinha. Como não sou do tipo que anda com a barriguinha de fora, é possível que as pessoas nem notassem – ou será que eu teria que passar a usar a barriguinha de fora, só para aproveitar melhor o meu investimento?
À medida que envelheço, a idéia de me manter jovem e bonita começa a ser um dilema. Muitas vezes um dilema moral – o quanto é justo pagar pela minha beleza física em detrimento do resto? Tem famílias que se sustentam com esse dinheiro. Mesmo não sendo o meu caso, eu não poderia gastar milão sem abrir mão de outras coisas – conforto na minha casa, frequentar lugares bonitos, fazer viagens, ter uma poupança, etc. O quanto a tal barriga é importante pra mim, do que abrir mão em nome dela? Essa é a parte das dietas, das eternas dietas, que ninguém fala. Se colocar numa eterna dieta é também dizer: meu peso é tudo pra mim. Comer uma comida saborosa, compartilhar de uma boa mesa com aqueles que amo, me presentear com um doce quando estou triste, comer pelo simples prazer de comer não significam nada diante do número do manequim. Como se não bastasse o dinheiro, investir em beleza também é tempo. Tem a academia, a manicure, a tintura no cabelo, ida à drenagem linfática, deixar agir o creme anticelulite… Enquanto isso eu não estou tomando um café com os amigos, não estou lendo, não estou deitada numa rede olhando o céu. E meu corpo, esteja onde estiver, caminha espontaneamente para a decrepitude.